A Moore Sthepens Auditores e Consultores é uma empresa especializada na prestação de serviços relacionados a Auditoria e a Consultoria nas áreas Contábil, Tributária, Financeira, Organizacional e de Tecnologia da Informação. O objetivo desse blog é compartilhar novidades, dicas e informações relacionadas a esse setor para profissionais e interessados no assunto.

A importância da revisão dos controles internos

Por em 28 de março de 2013 em Consultoria empresarial | Comente

De tempos em tempos, as empresas precisam avaliar seus controles internos para identificar vulnerabilidades inerentes a esses sistemas. O trabalho consiste em mapear os processos e, caso sejam identificados riscos para os quais não haja controles relacionados ou cujos controles não se mostram efetivos, apresentar melhorias e até mesmo propostas de redesenho.

Um controle interno eficiente traz mais confiabilidade e segurança, sendo uma ferramenta de grande importância para manter a competitividade da companhia no mercado. O sistema de controles internos auxilia a gestão, fiscalizando e integrando diferentes setores, tendo um papel fundamental para evitar erros involuntários e fraudes, garantindo a preservação do patrimônio e auxiliando os trabalhos de contabilidade e auditoria.

Grandes empresas estão familiarizadas com os controles internos, pois dependem deles para o bom funcionamento de suas operações. Entretanto mesmo os negócios de pequeno e médio porte são beneficiados com o sistema de controles internos, que pode ser customizado para atender suas necessidades. É possível organizar as rotinas internas e aumentar a agilidade das operações realizadas com a implantação de medidas simples, tais como a adoção de formulários.

Um bom controle interno, como se vê, evita prejuízos para as empresas. Para isso, é preciso que ele seja confiável e, acima de tudo, adequado para o negócio e adaptado para cada setor da companhia. A revisão periódica ajudará sua empresa a implantar corretamente os controles, interligar o fluxo de informações entre os departamentos, agilizar processos e otimizar a relação custo/benefício para manter o sistema ativo.

Quer esclarecer alguma dúvida sobre controles internos? Entre em contato com nossos consultores !

Enviar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>