A Moore Sthepens Auditores e Consultores é uma empresa especializada na prestação de serviços relacionados a Auditoria e a Consultoria nas áreas Contábil, Tributária, Financeira, Organizacional e de Tecnologia da Informação. O objetivo desse blog é compartilhar novidades, dicas e informações relacionadas a esse setor para profissionais e interessados no assunto.

O novo cenário da profissão de contador

Por em 5 de agosto de 2011 em Auditoria, Contabilidade | Comente

novo cenário na profissão de contadorOs profissionais da área contábil: contadores, auditores, consultores contábeis e fiscais, estão se deparando com  mudanças significativas ou  substanciais que estão ocorrendo nas diretrizes ou normas que regem ou disciplinam o exercício da ciência contábil. Essas mudanças são decorrentes ou resultantes da integração da realidade contábil brasileira no cenário global ou mundial no universo do mundo dos negócios.

Essas mudanças, anteriormente, não eram comuns e tão significativas. Como conseqüência, todos os profissionais  da área contábil, necessitam estar atentos e ter conhecimento das alterações que estão e continuam ocorrendo a cada momento.

De forma geral todas as normas, regras, procedimentos contábeis, entre outros, eram disciplinadas pela legislação societária e pelas diretrizes de regulamentação governamental para algumas atividades (seguros, financeiras, cooperativas, previdenciária, planos de saúde, concessionárias de serviços públicos, etc.) e poucas mudanças ocorriam. Raramente uma norma contábil era modificada ou sofria influência da realidade do mundo dos negócios.

Em geral, empresários, titulares dos patrimônios e dos demais recursos que envolviam as transações do mundo dos negócios demonstravam pouco conhecimento ou interesse nas atividades da área contábil, existindo assim, um grande número de profissionais e escritórios contábeis, que só tinham conhecimento das transações a serem registradas, baseando-se nos documentos ou comprovantes que lhes passavam para criação dos registros contábeis. A preocupação do profissional voltava-se para a regra fiscal da legislação do imposto de renda em vez da realidade de negócios.

Atualmente novos desafios recuperam a ciência contábil e seus profissionais. Nosso país está crescendo e firmando-se no cenário mundial, com capacidade de solidificar a continuidade dos fundamentos da sua economia, refletindo o crescimento, o respeito e o interesse de todos os investidores em nossas atividades.

As modificações atuais que ocorrem nas demonstrações contábeis estão em linha com a realidade internacional do mundo dos negócios.  As novas normas que disciplinam e regulamentam as atividades do contador, através da introdução das Normas Brasileiras de Contabilidade, Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade e demais órgãos reguladores, estão ocorrendo em grande número.

Os instrumentos de atividade da contabilidade no cenário atual são muito bem vindos, mas, profissionais devem interagir com esse novo cenário. Escolas, professores, cursos de formação, profissionais e alunos da área devem estar conscientes da nova realidade.

Surge um cenário de constantes mudanças, informações e procedimentos a serem adotados e atualizados. Tudo isso proporcionará aos contadores a oportunidade de demonstrarem a eficiência e integração à realidade da área contábil no mundo dos negócios.

Enviar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>