A Moore Sthepens Auditores e Consultores é uma empresa especializada na prestação de serviços relacionados a Auditoria e a Consultoria nas áreas Contábil, Tributária, Financeira, Organizacional e de Tecnologia da Informação. O objetivo desse blog é compartilhar novidades, dicas e informações relacionadas a esse setor para profissionais e interessados no assunto.

O que é e qual a função da auditoria externa na sua empresa

Por em 19 de março de 2013 em Auditoria | Comente

É fundamental submeter toda e qualquer empresa aos processos de avaliação de como está a utilização dos seus recursos com a finalidade de melhorá-los. Visto isso, a auditoria externa, ou auditoria independente, como também é conhecida, surgiu como parte da evolução de uma empresa.

Ela age de forma a averiguar todos os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa, tornando possível perceber se os sistemas contábeis e de controles internos estão sendo efetivos e realizados dentro de critérios salutares à vida financeira da empresa.

O auditor externo trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício, e sua atenção está voltada para a confiabilidade dos registros contábeis. Na maioria das vezes, ele também trabalha em parceria com o auditor interno, para testar a eficiência dos sistemas utilizados.

As auditorias externa e interna estão, normalmente, ligadas ao campo contábil e possuem interesses comuns e grande conexão entre seus trabalhos. Usualmente, a auditoria interna trabalha mais como uma coordenação dentro da empresa, enquanto a auditoria externa busca comprovar as demonstrações financeiras e, para isso, utiliza-se dos resultados da auditoria interna. Dessa forma, estas duas áreas devem buscar unir seus trabalhos para melhor aproveitamento dos recursos, benefícios e competências.

O trabalho de verificação da situação patrimonial e financeira das empresas é de extrema importância para os futuros aplicadores de recursos e demais parcerias empresariais. Como medida de segurança contra a possibilidade de manipulação de informações, os futuros investidores exigem que essas demonstrações sejam examinadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade técnica.

Profissionais capacitados, como os da Moore Stephens, devem ter a obrigação de atender às necessidades da empresa no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras, além de fazer a revisão das operações e do controle interno, gerando laudos e relatórios que comprovem sua real situação financeira.

Tem algo a acrescentar sobre a importância da auditoria externa? Compartilhe sua opinião!

Enviar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>